QUERIDO EVAN HANSEN
“Querido Evan Hansen”, a adaptação portuguesa do musical “Dear Evan Hansen”, de Steven Levenson, chega finalmente a Portugal.
A encenação e adaptação é assinada por Rui Melo, que assumiu também a encenação e co-adaptação dos temas de “Avenida Q”, e a adaptação de canções de “Chicago” e “Os Produtores”. Gabriela Barros, Miguel Raposo, Sílvia Filipe, Brienne Keller, Dany Duarte, Inês Pires Tavares, João Maria Cardoso e João Sá Coelho compõem o elenco e Artur Guimarães(“Avenida Q”, “Chicago”, “Mães”) é responsável pela direcção musical. A música é assinada pela dupla que escreveu as canções de “La La Land”, Benj Pasek e Justin Paul.
Querido Evan Hansen é um dos espectáculos mais premiados dos últimos anos. Ao longo do seu percurso arrecadou os mais importantes prémios da indústria, onde se contam, entre muitos outros, 6 Tonys, o Grammy para melhor álbum de teatro musical e 3 Lawrence Oliver. Um sucesso arrebatador que marcou uma viragem na história de audiências da Broadway e dos sítios por onde tem passado, sendo responsável pela mudança de paradigma no público que habitualmente ia ao teatro, aproximando gerações e trazendo uma faixa de espectadores mais jovem para dentro das salas. Dos EUA ao Reino Unido, passando pelo Brasil, Canadá, Argentina, Finlândia, Israel, Austrália, Alemanha e República Checa. Chega agora a Portugal pelas mãos da produtora de “Avenida Q”, “Chicago” e “Mães”.
Uma carta que ninguém devia ter lido marca o arranque desta história onde Evan, um adolescente tímido, ansioso e com problemas de integração, salta do anonimato social para se transformar no protagonista de uma história que não lhe pertence. Autêntico, comovente e inspirador “Querido Evan Hansen”, é um espectáculo que promete deixar o público rendido do primeiro ao último acorde.
Se a arte imita a vida, “Querido Evan Hansen”, é prova disso. Um musical intimamente contemporâneo sobre a vida e a forma como a vivemos onde as relações humanas, nas suas mais profundas complexidade e ambiguidade, são as grandes protagonistas.
A busca por um lugar no mundo, aceitação e integração ganham corpo no palco através de personagens cujas emoções espelham as nossas, prevalecendo uma mensagem tocante sobre o impacto que podemos ter na vida uns dos outros.
É sobre a construção de laços que nos salvam, redenção e reinvenção.
Sobre a importância de criar ligações num contexto social que por vezes tende a afastar em vez de unir. Sobre como ninguém é invisível e ninguém merece ser esquecido. É sobre o amor nas suas mais diversas amplitudes.
É sobre estar presente. Aqui.
#euestouaqui
FICHA ARTÍSTICA
de Steven Levenson música Benj Pasek e Justin Paul adaptação, tradução e encenação Rui Melo direcção musical Artur Guimarães cenografia Eric da Costa movimento Bruno Cochat desenho de luz Cristina Piedade desenho de som Sérgio Milhano vídeo Pedro Prata assistente de encenação Cuca M. Pires assistente de direcção musical Carlos Meireles consultor técnico Ricardo Dias (ShowCockpit) apoio figurinos Rui Lopes produção Força de Produção
com Brienne Keller, Dany Duarte, Gabriela Barros, Inês Pires Tavares, João Maria Cardoso, João Sá Coelho, Miguel Raposo e Sílvia Filipe
músicos Artur Guimarães (teclados), Tom Neiva (bateria), André Galvão (baixo), Marcelo Cantarinhas (guitarra), João Valpaços (violoncelo) e Inês Nunes (viola de arco)
Este espectáculo tem música ao vivo.