12€
Direcção artística, conceito e coreografia Daniel Cardoso Coreógrafa convidada Xie Xin Assistente de direcção artística e Mestre de ballet Rui Reis Lopes Ensaiadora Inês Godinho Bailarinos A definir (12) Dramaturgia Pedro Alves Música Igor Stravinsky Música original Jorge Silva Desenho de Luz Daniel Cardoso e Rui Daniel Espaço cénico Hugo F. Matos e Daniel Cardoso Figurinos Li Kun e Maria Monte Vídeo Ricardo Reis Equipa técnica David Vaquinhas Produção Raquel Vieira de Almeida Gestão e Direção Financeira Ana Cristina Bernardi Co-Produção Quorum Dance Company e Força de Produção
120 min. aprox. (sem intervalo)
M/6
A Quorum Dance Company viajou até à China e regressou com os “baús” repletos de referências, influências, expectativas, e uma herança cultural que se entranhou no corpo da companhia. Dessa fusão nasceu uma nova Sagração da Primavera — um cruzamento vibrante entre as histórias da companhia e as dos artistas chineses com quem trabalhou.
Como escreveu Fernando Pessoa, “o valor das coisas não é o tempo que elas duraram, mas a intensidade com que elas ocorrem”. É dessa intensidade — dos instantes que permanecem — que este espectáculo se alimenta.
Tal como a histórica produção dos Ballets Russes, esta Sagração da Primavera não teme romper com a tradição. Revisa Stravinsky e Nijinsky a partir de um lugar de inquietação e descoberta, abrindo novos caminhos sem perder o eco do legado original. O resultado é uma viagem sensorial que observa a cultura chinesa através de um prisma ocidental, encontrando no Exército de Terracota de Qin Shi Huang a inspiração para esta criação.

