Skip to content Skip to footer

LINHAS DE ACÇÃO

  1. Desenvolvimento de uma programação, centrada na população infantil, juvenil, sénior e famílias não apenas na criação ou acolhimento de objectos performativos dirigidos a estes púbicos em concreto, mas pretendendo, acima de tudo, ter uma vertente abrangente e pedagógica. A sua agenda, pensada de forma concertada com a filosofia de programação do Teatro Maria Matos, é construída em colaboração com a comunidade e os seus agentes directos: escolas, educadores, professores, famílias e associações.
  2. Desenvolvimento de projectos de colaboração directa com a comunidade, numa aposta em processos de trabalho e parcerias que visem a inclusão social, nas suas mais diversas vertentes, por via das práticas artísticas e culturais.
  3. Parcerias com estruturas de produção de teatro, dança, música e museus, propondo- se integrar um “programa de cruzamento/partilha” de espectadores.
  4. Desenvolvimento de iniciativas direccionadas ao sector cultural, na forma de actividades nas diferentes áreas artísticas e de gestão e produção cultural.

CEDÊNCIA DE SALA

Espaço destinado a apoiar logisticamente Movimentos e Associações que visem promover os mesmos valores que regem a filosofia pedagógica do Teatro: igualdade, liberdade de pensamento, cruzamento entre as artes, empatia e inclusão. Cada associação ou movimento apoiados poderá contar com o empréstimo de um espaço partilhado, de trabalho ou reunião, de modo a poder desenvolver e programar as suas actividades, que não terão de ter lugar necessariamente nas instalações do teatro. A Grupo EducAR – Plataforma de Educadores Antirracistas é o primeiro organismo apoiado por esta iniciativa.

PRÓXIMOS EVENTOS

Após a apresentação de AGORA, no Teatro São Luiz, em 2017, este grupo de dança/teatro, com intérpretes entre os 10 e os 14 anos, volta a abrir-se à entrada de novos elementos, para as suas sessões semanais e as suas criações e apresentações futuras. É uma oficina artística que decorrerá ao longo de todo o ano lectivo, sob orientação de Bruno Cochat, professor de Expressão Dramática do Conservatório Nacional, e de professores e/ou profissionais de várias áreas artísticas convidados para intervenções pontuais.
As Práticas Taoistas compreendem um sistema integral de práticas que integra Taichi, Meditação, Qigong, Kung fu, Terapêuticas e Filosofia Oriental, sendo uma referência de força, agilidade e serenidade no ritmo veloz do mundo.