Skip to content Skip to footer
A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

FADO BICHA | Apresenta Ocupação

2 de Novembro

21h00 | M6

Bilhetes: Plateia 15€ / Balcão 12€

CHORA E DANÇA – Fado Bicha apresenta OCUPAÇÃO

É com este imperativo que as Fado Bicha convocam a memória de Valentim de Barros a habitar eternamente a música de abertura do disco OCUPAÇÃO, lançado a 3 de junho. Nascido em 1916, na Rua da Boavista, em Lisboa, Valentim foi um bailarino prodígio que, por ser também uma bicha sem concessões, foi submetido a mutilação cirúrgica e cárcere psiquiátrico, durante mais de 40 anos, no Hospital Miguel Bombarda. “Requiem para Valentim” é uma música de luto que desemboca num epílogo de celebração. 
Tal como todo o álbum de estreia das Fado Bicha, um conjunto multiforme de canções: algumas que fazem parte do percurso de cinco anos de concertos, outras novas; algumas próximas do cânone do fado tradicional, outras experimentando novos paradigmas; algumas desoladas, outras ensaiando novas possibilidades conceptuais de resistência e prazer para um conjunto de pessoas historicamente sujeitas ao apagamento físico e simbólico. 
A tudo isto, juntando colaborações com outres artistas queer em Portugal: Symone de lá Dragma, passarumacaco, Labaq, Trypas Corassão com uma produção elegante, a cargo de Luís Clara Gomes (Moullinex). 
O fado é o instrumento que as Fado Bicha escolheram para evocar e convocar todas aquelas que, pela dissidência de corpo, género e desejo, foram mortas, obliteradas, agredidas, aviltadas. Para ocuparmos todas juntas, as vivas e as mortas, um futuro iminente. Chorando e dançando de corpo presente. 
OCUPAÇÃO é o primeiro registo em disco do trabalho de João Caçador e Lila Tiago, apresentado, agora em trio com Lari Tav como músique convidade, no Teatro Maria Matos a 2 de novembro.

2 Novembro, 2022 Todo o dia